29.8.06

EU ESTOU FICANDO MALUCO OU COMI QUANDO CRIANÇA....

Meus amigos, minhas amigas, estamos atravessando uma era de incertezas. A cada momento nos apresenta uma notícia que nos deixa boquiabertos, como o ser que se diz humano é mesquinho.

Acontece que a cada nova falcatrua, nova denúncia, novo ataque a ônibus, novos crimes e até crimes velhos deixam em nossa cabeça a certeza de que estamos sonhando acordados.

A realidade é tão brutal que nos leva as raias da loucura, pois não é possível conviver com tanta insensatez. Somos mesmo criaturas criadas a imagem do Criador? Esta pergunta nos envolve a cada momento em que abrimos as páginas de um periódico ou ouvimos rádio ou a um tele-jornal.

Há uma crise moral que aos poucos foi se agigantando e nos arrastando por caminhos que nos leva ao encontro do caos.

Temos o dever, nós que acreditamos que o Criador é perfeição de empunharmos a bandeira do Bem e com muito carinho para com o semelhante, abrir os nossos corações e vibrar Amor.

Sei que muitos não pensam assim, pois diriam:

- Este cara nunca foi assaltado, nada de ruim aconteceu com ele!

- É verdade, caro amigo (a), nunca passei por tal situação e agradeço todos os dias a quem me criou pela mão amiga. Mas, sou um observador atento para a realidade que nos cerca, injetada de ódio, maledicência em que políticos e não políticos usam sempre o velho ditado:

-“Farinha pouca meu pirão primeiro!”

E o miserável fica mais miserável, as crianças sofrem muito antes do Pelé fazer o milésimo gol e a classe dominante enche os bolsos com a dor alheia.

Mas, eu não desisto na minha cruzada de Amor. Aliás, deveríamos ter nas escolas uma cadeira falando de Amor.

Imaginem que o Amor se constrói, como se constrói uma casa, fazendo-se as fundações primeiro para depois assentar cada tijolo. E as nossas crianças aprenderiam que o semelhante é uno com ele. Que somos todos ligados por uma corrente que nos levar dizer:- somos irmãos!

Aprenderiam a ter respeito pela vida alheia, pois as crianças de hoje, são levadas a crer que uma vida não tem importância.

Mata-se como se matasse uma barata, sem nenhum arrependimento. Sem nenhuma constrição, apenas, mais um...

E eu abro o jornal e vejo a triste notícia que alguém da Cidade de Deus pegou uma arma e, sem nenhum propósito, por “prazer” atirou para o nada e acabou com a vida de uma pessoa que estava em um carro na Linha Amarela.

Acho que estou ficando maluco, pois me custa acreditar que chegamos tão fundo no poço, mas não posso esmorecer, nem tão pouco comer a merda de vida que se leva...

22.8.06

BEM AVENTURADOS OS QUE ESPERAM O PIOR, PORQUE NÃO SERÃO DESAPONTADOS

A você que me lê, neste momento, gostaria de chamar a sua atenção para o dito popular acima que nos serve de título para esta coluna.

Às vezes, somos impelidos pelo cotidiano a ter uma atitude negativa que nos leva a esperar o pior.

Somos bombardeados por um sem número de informações que nos levam a temer tudo. Ora, chocolate é estimulante cardíaco ou, em outras pesquisas, faz um mal terrível ao coração.

A bala perdida pode lhe achar e quem está perdido é você!

Sair com cartão de crédito é um convite para um seqüestro relâmpago ou tê-lo clonado no posto de gasolina.

Se correr o bicho pega e se ficar? Como fica?

É uma doideira geral, paranóia segmentada por notícias que nos empurram para o pessimismo, para vivermos sempre esperando o pior.

Como diz a bem aventurança: “BEM AVENTURADOS OS QUE ESPERAM O PIOR, PORQUE ELES NÃO SERÃO DECEPCIONADOS!”.

Então, como nos posicionar perante a este massacre da mídia subliminar que nos proporcionam um viver de 5ª categoria?

Ora, amigo leitor (a), acontece que o ser humano veio para este planeta com o livre arbítrio, o poder de escolha. Podemos enfiar a cabeça num buraco e nos entregarmos ao destino dos pessimistas, que é o eterno sofrer por antecipação. ESPERAR O PIOR!!!!!!

Podemos acreditar que o mundo é um palco de sofrimentos e nos entregarmos ao lamento constante que marcam o dia a dia de muitas pessoas.

Podemos acreditar que o homem é mau, vive para criar obstáculos aos seus semelhantes, etc...etc....

Um blá blá blá sem fim, pois tudo engorda e faz sofrer....

Ou criamos um mundo magnânimo em que cada ser é responsável por um outro ser. Somos um elo da Grande Corrente do Amor e como tal, devemos nos portar como mensageiros de boas novas, conectando o nosso dia a dia com pensamentos altruísticos, elevando a nossa consciência ao encontro da Sabedoria.

Somos frutos do que comemos, pensamos e falamos. Somos criaturas criadoras e geradoras de nosso próprio destino. Somos o cavaleiro e não o cavalo neste mundo das emoções. Somos eternos, somos uno com o Criador. E, devemos cercear as emissões negativas que nos invadem a cada momento.

Agindo assim, como filhos da Luz, podemos compartilhar, com os nossos semelhantes, um mundo melhor.

Portanto, neste mundo, o poder de escolha se manifesta a cada segundo: - ou servimos as trevas, ou a LUZ!

E escreva a sua bem aventurança:

“BEM AVENTURADOS OS OTIMISTAS, POIS A LUZ OS CONDUZIRÁ SEMPRE!!!!”

14.8.06

MASSAGEM ESPIRITUAL

Meu caro leitor (a),

Quando pretendemos aumentar os músculos de nosso corpo físico, procuramos a ajuda de um profissional competente que nos estimule na prática indicada para obtermos um melhor aproveitamento e ganhar a beleza que buscamos. Alguns, por conta própria, compram aparelhos e iniciam sem orientação o trabalho que poderá lhes custar algumas seguelas. Mas, a luz da Verdade, quando o neófito na prática se esforça o resultado aparece, só que ele não pode desistir ou postergar, pois estará permitindo que tudo que conseguiu se desmorone.

Como diz o Axioma: "TUDO QUE ESTÁ EM CIMA É IGUAL AO QUE ESTÁ EMBAIXO OU VICE-VERSA" . Se desejarmos atingir uma condição de iluminação, devemos procurar uma boa Academia Espiritual com bons instrutores, seguir corretamente as posturas, massageando os músculos psíquicos ou, se quiser, sozinho, lendo e praticando. Mas V. me pergunta:

- "Que músculos psíquicos são estes?"

Assim como o corpo humano tem diversos grupos de músculos, a natureza humana tem diversos grupos de “músculos” reativos: medo, ansiedade, ciúmes, insegurança, auto dúvida, incerteza, egoísmo; são grupos de músculos espirituais que precisam ser vencidos e reconstruídos com características pró–ativas.

O medo tem que ser transformado em coragem.

A ansiedade, em paz de espírito.

O ciúme, em contentamento interior.

A insegurança, em segurança.

O auto questionamento, em confiança.

A incerteza, em certeza.

O egoísmo, em atenção.

A usura, em partilha.

A dúvida, em convicção.

O pensamento negativo, em positivo.

A conscientização inferior, em superior.

O ego, em humildade.

Cada um destes ”grupos de músculos” requer um instrumento diferente para ajudá-lo a vencer o aspecto negativo, formar e fortificar suas características positivas. Assim ganhamos força para evitar que estas reações controlem nossas vidas segundo nos diz Berg em seus textos cabalísticos.

9.8.06

MENINO EU VI...

Encontramos no dia da dia com personalidades inusitadas, Fulgêncio Abacaxi era uma das mais gozadas do meu imaginário.

Ele era de uma sapiência pai d’égua, pois sempre tinha um dito, uma frase zombeteira que nos levava às alturas!

Certa vez, ele caminhava tranqüilamente por uma calçada, quando avistou o seu compadre

Zé Cajazeira trocando as pernas:- tinha tomado todas!

Sei que o Amigo Leitor(a) está se indagando dos epítetos Abacaxi e Cajazeira, mas acontece que no sertão nordestino, as pessoas tomam como sobrenome a fruta que vendem para sobreviver.

Mas, volvemos aos nossos personagens que neste encontro inusitado, após longo abraço, trocaram algumas palavras de elogios e felicitaram-se por estarem no Rio de Janeiro, como prova da grande vitória, do triunfo alcançado, após o martírio da feira livre em Garanhuns.

Aliás, lembraram que o Zé Peixe Seco, não tivera tal sorte, pois acabou morrendo na ponta da peixeira de um jagunço do Coroné Balduíno das Cabras.

- Também, foi se engraçar com uma cabritinha do coroné! Disse cheio de si Fulgêncio Abacaxi com sua empáfia de dono de três biroscas no Rio das Pedras, bem no coração da Barra da Tijuca.

- É, morreu ! Disse constrito o nosso Cajazeira.

Abacaxi, convertido a pouco para o Evangelho, percebendo que o compadre estava mas pra lá do que pra cá, ensaia um sermão para o trôpego bebum :

De acordo com os mandamentos o Homi tem que ter tenência sobre o corpo, pois a vida é para ser vivida de acordo com as leis do Divino.

Devemos zelar pelo corpo, pois ele é o pão da vida espiritual. Nele fica o sopro de Deus, portanto caro compadre, você tá indo de encontro às palavras do N. Senhor!

Você tem que dominar o Creca, o Coisa Ruim que te impurra para a bebida. Ele toma conta de sua alma aflita e você vai padecer num inferno só!

Cajazeira, como todo bebum que se preza, concorda com tudo que o cabra da peste vai lhe descrevendo, quanto à entrada de sua alma nos infernos nunca imaginados por Dante. Mas Abacaxi com toda a ênfase vai descrevendo os horrores que passaria o nosso assustado ouvinte.

Depois de longa explanação, Abacaxi procurava falar cada vez mais enrolado, mais bonito, pois o momento pedia que ele demonstrasse toda a sua cultura adquirida no convívio letrado de sua igreja. Soltou esta pérola:

“Meu compadre, se tudo que eu disse Você não acreditar, lembre-se do velho ditado de que o orifício circular corrugado, localizado na parte ínfero-lombar da região glútea de um indivíduo em alto grau etílico, deixa de estar em consonância com os ditames referentes ao direito individual de propriedade. ·Em bom português: C. de bêbado não tem dono!”.

Meninos eu vi...


Luiz Diniz de Castro Gomes
Diretor Comercial
JNC TRANSPORTE

luizdiniz@wnetrj.com.br
www.jnctransporte.com.br

2.8.06

A VERTIGEM DA POUCA ALTURA

Algumas vezes, nos deparamos com situações e fatos que nos levam a questionar as atitudes daqueles que comandam.

Vemos que a vaidade, o ego exacerbado e até o ego infantil se manifestam, quando se assume um cargo de chefia ou se ascende uma posição de liderança.

Estas pessoas se transfiguram, mudam a sua personalidade, que era uma constante quietude, amigas, cordatas, companheiras para uma personalidade intransigente, caprichosamente personalista, como diria o meu velho pai nordestino:- "farinha pouca meu pirão primeiro!"

Elas assumem o cargo ou posição com um discurso moralista, conciliador, altruístico, só que, na prática, a história é outra. Mostram-se autoritárias, caprichosas, não permitindo que os seus comandados se manifestem. A sua opinião é a lei e a lei está sempre de seu lado, pois ela se apega a sua posição para não permitir que outrem se manifeste.

Vemos constantemente isto nas Empresas e com muita clareza no serviço público. Homens e mulheres que desafiam a nossa paciência com sua intransigência, pensando, apenas, no seu bem estar e de sua patota.

É, meu amigo leitor (a), encontramos todos os dias com estas personalidades que pensam que estão acima do Bem e do Mal. Personalidades que sobem, apenas, alguns degraus da escada da vida e acabam tendo VERTIGEM DA POUCA ALTURA!